segunda-feira, agosto 04, 2008

TRANS - PORTAR - movimento, deslocamento, dinâmica do mundo pelo mundo!

Prezados (as) alunos (as) Esta é a primeira postagem valendo comentários para a disciplina. O tema no título diz respeito a uma das faces universais do Turismo, que trata da sua porção "deslocamento", intimamente ligada com os Transportes Turísticos. O turismo se vale dos transportes para fazer mover, no espaço e no tempo, levas de pessoas motivadas a experimentar os diferentes matizes etnoculturais dos sujeitos visitados, além das paisagens. Em outra perspectiva, os transportes "contracenam" com as paisagens e interferem nelas, e consecutivamente na economia, na cultura e no ambiente por onde passam. Figuram da mesma forma como uma das ramificações da cadeia de abastecimento por combustíveis fósseis, o que demanda um conjunto de esforços por parte da distribuição e consumo dos mesmos, por todo o globo, seja em terra ou no mar. Nos estudos turísticos, existe uma série de pontos a ponderar a respeito das condições dos equipamentos para transportar passageiros, das políticas e legislações inerentes ao ato de viajar comercialmente, incluso transportando vidas, entre tantas outras questões importantes. Peço, então, que colaborem postando seus comentários a respeito da evolução dos meios de transportes, especificamente, turísticos, partindo da Revolução Industrial e da invenção da máquina a vapor e do motor à combustão. Apresente em forma de tópicos para parecer mais sucinto, mais sintético, mas acuse os momentos mais importantes dessa trajetória, justificando-os. Esta postagem será válida para pontuação na disciplina até 10 dias a contar desta data. Um abraço a todos Prof. Esp. Therbio Felipe

16 comentários:

Anônimo disse...

- Com o advento da máquina a vapor foram expandidas as possibilidades de locomoção, surgiram a partir dela o trem e o navio a vapor.
- Anos depois outro grande salto tecnológico, o motor de combustão interna e o primeiro automóvel movido por um desses, no final do século XIX.
- Mais tarde ainda surgem motores elétricos e motores a ar comprimido.

Evidente que todas essas evoluções contribuíram para o turismo e para a sua massificação, mas não de imediato. Toda tecnologia a princípio é muito cara. Traçando um paralelo com os dias atuais, a viagem de trem ou de carro na época em que estes foram criados pode ser comparada às viagens espaciais para nós, hoje em dia. Pouquíssimos são aqueles que tem condição monetária para tal.

Anônimo disse...

Completando...

Fatos que merecem ser destacados nessa evolução:
- Thomas Cook agencia a primeira viagem de trem, na segunda na metade do século XIX.
- Ainda na segunda metade do século XIX a Inglaterra inicia o comércio de viagens transoceânicas de navio.
- Já no século XX inicia-se o comércio de viagens aéreas.

Fatos que contribuíram para a massificação do turismo, mais uma vez, não de imediato e sim a longo prazo.

Anônimo disse...

- A evolução nos Transportes a partir da Revolução Industrial produziu grandes mudanças no turismo e trouxe a todo o mundo a necessidade do deslocamento mais rápido, fato este que induziu a aprimoração dos transportes, tornando-os mais eficientes e confiáveis.
- A construção de linhas férreas foi uma solução encontrada para transportar pessoas e cargas, pois as estradas encontravam-se em situação lamentável em quase todos os lugares. Iniciava-se na Inglaterra um novo fenômeno, atingindo todo o planeta e alcançando altos índices de satisfação.
- George Stephenson inaugurou a primeira ferrovia em 1825 utilizando a energia a vapor, a locomotiva conseguia transportar grande quantidade de carga e um numero alto de passageiros.
- A introdução do vapor na navegação melhorou o desempenho das embarcações. Sendo que os primeiros barcos, portando tal tecnologia, para transporte de pessoas foram ingleses e norte-americanos.
- A procura por alternativas mais velozes marcou o desenvolvimento dos transportes no séc. XIX.
- Ao findar dos anos 1800 o motor à explosão interna, gerava um crescimento de veículos automotores para os viajantes.
- Um dos primeiros veículos construídos foi a carruagem de quatro feito por Carl Benz batizado como Vitória, antes do término do séc. havia chegado a mais de 2 mil veículos produzidos.
- O desenvolvimento da aviação com o passar o tempo transformou-se em meio de transporte, em 1919 foi implantada a primeira linha aérea comercial doméstica, três anos depois foi inaugurada a primeira linha internacional.


Darclíoce Nara de Freitas e Silva

NAYARA disse...

Prezados Colegas e Professor

A evolução dos transportes após a Revolução Industrial facilitou, de forma considerável, as viagens. As ferrovias e os grandes navios de passageiros tornaram possíveis às pessoas viajar em períodos noturnos e em fins de semana, desfrutando do conforto e rapidez dos seguintes meios de transportes:
- Trens Turísticos: 1841 – momento de extrema importância para o Turismo, quando Thomas Cook, em um encontro em Leicester – Inglaterra, teve a idéia de fretar um trem a fim de levar um grupo de mais de 500 pessoas a um congresso anti-alcóolico, realizando assim o primeiro tour de viagem em larga escala, conferindo a este fato o primeiro agenciamento de viagens. Fato relevante que consolidou as viagens a turismo, já que Cook convenceu as empresas ferroviárias a oferecerem tarifas reduzidas e acessíveis a grupos de classes baixas e médias, possibilitando seu acesso às viagens, e ainda fez surgir pacotes para os mais variados lugares como Escócia, França, Bélgica e Inglaterra, transportando um grande número de pessoas e influenciando a convivência de diferentes tipos de classes sociais e culturas.
- Navios de passageiros: 1840 – o canadense Samuel Cunard lançou o primeiro transatlântico de linha regular. Este acontecimento fez estender ainda mais as viagens através do Oceano Atlântico, surgindo “naves” cada vez maiores, luxuosas, confortáveis e potentes, o que reduzia o tempo de viagem entre a origem e o destino. E ao mesmo tempo, tornou as viagens marítimas elitizadas, pois os passageiros não se interessavam pelo deslocamento e sim pelo privilégio de ostentar o luxo dos navios e do status que estas viagens ofereciam para burgueses em acensão.
-Aviões: Após a operação de vôo com dirigíveis tripuláveis, um marco da aviação moderna remonta a Sir George Cayley, ainda no século XVIII, já que este cientista teve participação nos sucessos alcançados pelo brasileiro Santos Dumont com o protótipo 14 Bis e, posteriormente, pelos irmãos Wright, que em 1903 fizeram o primeiro vôo controlado em um aparelho motorizado. Durante um longo período foi utilizado o hidroavião como transporte de passageiros e com o fim da Segunda Guerra, o transporte aéreo reiniciou sua jornada com aviões a jato, mais velozes e os grandes aviões comerciais com hélices e turbohélices.

BARBOSA, Ycarim Melgaço. História das viagens e do turismo. São Paulo: Aleph, 2005.

Abraços

Nayara Camila de Souza

Prof º Therbio Felipe Moraes Cezar disse...

Prezados alunos e alunas

Peço, novamente, que os comentários de todos contenham as fontes de onde extraíram as idéias, já que se trata de um blog acadêmico, se faz necessária a citação da referência bibliográfica ou eletrônica que contribuiu com o seu entendimento, e por conseguinte, com a elaboração de seu comentário. Não irei mais aceitar comentários sem as devidas referências. Aqueles colegas que eu aceitei o comentário sem citação de fonte, se quiserem fazê-lo, garanto um prazo até domingo, dia 17, para que me re-enviem seu comentário completo com as referências. Vamos manter um padrão de postagem, ok, simples e fácil, mas sempre com fontes. Valeu?? Obrigado

Prof. Esp. Therbio Felipe

Anônimo disse...

De maneira geral podemos falar que os transportes é um dos fundamentos do Turismo, pois sem eles não haveria os deslocamentos.
Aproximadamente a 12 mil anos a.C. surge a roda dando, então, início para o surgimento dos transportes.
Na Era Neolítica, o passe foi surpreendente. A invenção de carruagens e outros veículos com tração animal tornou fácil o contato com outras civilizações através de estradas que foram construídas para ligar as regiões. Com o passar do tempo surge as embarcações, também tendo um forte sentido para a humanidade. Eram embarcações muito precárias e lentas com propulsão eólica ou movidas por remos.
Na Idade do Ferro, o comércio começava-se a consolidar, tornando forte o interessse do homem em busca de comercializar e adquirir novas terras.
Após a Revolução Industrial focaram novamente na roda. Agora com um diferencial: a mecanização através de combustão e vapor. Construindo meios de transporte comuns hoje: trens, automóveis, navios.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, surge o uso de aviões para o deslocamento em massa de turistas.
Com isso, a história se escrevia e segmentava o Turismo, tornando mais fácil as invenções do homem, evoluindo simultaneamente; já que o Turismo aumentava ao passar dos tempos tornando fácil a comodidade de deslocamento de civilizações de determinados lugares.
Colocando os transportes como peça essencial ao Turismo de hoje.

Referências

BARBOSA, Ycarim Melgaço. História das viagens e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

PAGE, Stephen. Transporte e turismo. Porto Alegre: Bookman, 2001.

RONÁ, Ronaldo di. Transportes no Turismo. São Paulo: Manole, 2002.

Leandro Cajado da Silva

Anônimo disse...

Um dos primeiros motores com base em vapor surgiu em meados do séc. XVII, mais precisamente no ano de 1690 em que Denis Papin (francês) criou um motor de pistão, este que era um cilindro que funcionava como boiler*, mas este era mais movido a ar do que precisamente a vapor. O Marquês de Worcester e Thomas Savery também criaram alguns destes motores a vapor mas foi no século seguinte, no ano de 1705 que surgiram os motores a vapor realmente eficazes, pois tinham boiler a vapor, cilindro e pistão, criados por Thomas Newsomen.
Mas havia um problema com esses motores pois eles perdiam vapor devido ao seu aquecimento e resfriamento. James Watt resolveu esse problema construindo um espaço separado para condensar o vapor. Depois de sanar tal problema Watt foi considerado o pai do motor a vapor moderno tendo sua criação patenteado em 1769 pois o uso de água a vapor ao invés de pressão de ar melhorou a eficiência do motor consideravelmente.
Depois disso Watt inventou um procedimento em que o pistão se movia para frente e para traz numa espécie de volante giratório primeiro com um sistema de roda dentada e depois com o virabrequim.
Daí surgiram dois camaradas no séc. XIX, um deles britânico, Richard Trevithick que era engenheiro e um inventor americano chamado Oliver Evans e juntos criaram o motor a vapor de alta pressão que foi usado logo depois para dar potencia a primeira locomotiva a vapor do mundo.
Então me aparece Thomas Cook, que de maneira sorrateira previu uma forma lucrativa com toda essa evolução e organiza uma viagem com 500 pessoas no ano de 1841 para um tour em Leicest, eis a primeira viagem de larga escala. Cook tornou-se então o primeiro agente de viagens usando inclusive de marketing para atrair clientes.
No séc. XIX surge o motor de combustão interna que alavancou a industria automobilística.
Ao longo da história a evolução esteve bem evidente como no caso de navios que podemos dizer que partiu de "tração animal" com os homens movendo-os atravéz de remos, depois veio o navio a vapor experimental criado em 1788 pelo escocês Willian Symington seguindo assim para o navio a vapor prático desenvolvido por Georges Claude em 1910, este sendo francês.
A uma polêmica entre o verdadeiro inventor do avião, dizem ter sido os irmãos Wright sendo eles ianques (USA). Como bom brasileiro que sou eu apoio totalmente a indicação de que Alberto Santos Dumont é realmente o verdadeiro inventor do avião. Avião este que concerteza é o mais importante nos dias de hoje no que se diz em transportes e turismo, o Airbus A380, por exemplo,possui a capacidade de transportar 555 passageiros divididos em dois andares.
Surgiram também os motores elétricos, foi inventado o "trem bala" que pode atingir uma surpreendente marca de mais de 500km/h.
A partir do motor a vapor foi alavancada a evolução dos transportes para que chegássemos nos dias de hoje com essa diversidade de meios de transportes aguçando assim a vontade das pessoas de viajarem devido a facilidade de locomoção com que se deparam. Cabe aos turismólogos e futuros profissionais da área trabalhar em cima desta evolução para buscar cada vez mais a satisfação daqueles que movimentam esse mercado que podemos dizer ainda ser "jovem" mas que já possui uma infinidade de opções a serem trabalhadas.

Baseado em informações extraídas dos sites: http://www.discoverybrasil.com/guia_tecnologia/marcos_tecnologia/motor_vapor/index.shtml
http://www.inventar.com.br/paginas/gid.htm
http://pt.wikipedia.org

Curiosidade:

Há relatos de que o primeiro automóvel foi criado no ano de 1770 com o nome de Cugnot (sobrenome do inventor francês Joseph Cugnot) com motor a vapor, mas com três rodas, todo desajeitado, fazendo apenas 13km/h e todo descoberto ele não foi bem aceito pois apesar do que já citei, a concorrência com os trens que eram mais rápidos e levavam maior número de passageiros era bastante desleal.

Ueliton José Vargas - R.A. 5106160

Anônimo disse...

Evolução dos transportes

O transporte é um dos fatores essenciais para o desenvolvimento do Turismo, pois ele liga as áreas de origem com as áreas de destino facilitando a movimentação das pessoas. Isso só foi possível graças a continua evolução dos transportes.
Até o período Pré-Revolução Industrial, as diligências, carruagens, outros carros de tração animal e as embarcações a velas eram os meios de transporte mais utilizados. Com a Revolução Industrial veio o motor a vapor e com ele, o surgimento dos trens e navios que apesar de terem um custo alto, podiam oferecer conforto e luxo, além de transportar um grande número de turistas.
Após a Segunda Guerra Mundial, a partir da década de 1950, os automóveis foram fabricados em escala maior tornando-se um bem acessível para uma parte da população mundial. Na mesma época, eles substituíram os trens. Na década de 1960, foi a vez das aeronaves substituírem os transportes marítimos. Com a decadência do último, as companhias marítimas começaram a investir em outros segmentos, como os cruzeiros marítimos. Embora esse segmento só tenha se expandido no final do século XX, o conceito de viagens com o objetivo de visitar vários destinos no litoral, surgiu no século XIX no Reino Unido.
O aparecimento do avião ocorreu no começo do século XX. Em 1903, os irmãos Wright, fizeram o primeiro vôo controlado por aparelho motorizado. Mas só em 1905, em Bruxelas, foi criada a Federação Aeronáutica Internacional e os primeiros registros oficiais pertencem ao brasileiro Alberto Santos Dumont com seu 14 Bis. Com a introdução dos aviões a jato, o transporte aéreo tornou-se mais rápido, aumentaram o número de passageiros e os preços das passagens diminuíram.
Enfim, essas novas tecnologias nos transportes foram importantes para o Turismo, pois possibilitaram a diminuição no tempo de viagem, além de oferecer mais segurança e conforto aos viajantes.

Referência

BARBOSA, Ycarim Melgaço. História das Viagens e do Turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

PAGE, Stephen. Transporte e Turismo. Porto Alegre: Bookman, 2001.

PALHARES, Guilherme Lohmann. Transportes Turísticos. São Paulo: Aleph, 2002.


JULIANE MARTNS DE ARAÚJO

Anônimo disse...

Desde a Revolução Industrial o mundo passou por diversas transformações, no campo econômico, social, político e moral. Com a invenção dos meios de transportes se obteve um marco para a atividade da Era Moderna, o turismo. O transporte ferroviário foi importante colaborador no grande desenvolvimento pelo qual passava o mundo após a Revolução Industrial do séc. XVIII. Nesta época, as ferrovias eram um dos meios de transporte mais rápidos, que permitiam viagens seguras que percorriam grandes distâncias. No entanto, com o passar dos tempos, outros meios de transportes mais rápidos foram surgindo, onde o automóvel e o avião tornaram-se preferidos para as viagens.

Ferroviário: Abriu caminho para áreas que não podiam ser acessadas para o turismo, com rotas transcontinentais e panorâmicas que tinha um volume significativo de turistas.
>O turismo ferroviário tem a ligação com a atividade turística, pois foi em 1841 que Thomas Cook, organizou uma viagem.
>A força animal passou a ser realizada pela força das máquinas e da tecnologia, trazendo assim pontos positivos para o turismo, pois houve um aumento no número de passageiros.
> No começo da produção, os vagões eram pequenos e com o teto descoberto, deixando os passageiros desprotegidos, recebendo fagulhas provenientes da queima de carvão, o que lhes trazia desconforto, pois o propósito era de carregar mercadorias e não desenvolver o turismo em si.
>O transporte era realizado por carruagens, diligências, na qual conduziam um pequeno número de passageiros, com certa lentidão e insegurança.

Aéreo: Com o aparecimento do avião no secúlo XX, as viagens tornaram-se mais rápidas.Apropriado para viagens médias e longas.
> O primeiro projeto com sucesso foi criado pelos os irmãos Montgolfier, mas só com Santos Dumont que se teve o primeiro vôo.
>A partir do final da Segunda Guerra Mundial, a grande oferta de vôos e a crescente frota automobilística levaram o transporte ferroviário á decadência.

Aquaviário(navios, barcos):Apresenta uma alta capacidade de carregar uma quantidade grande de passageiros, disponibilizando o prazer da viagem, comodidade e o luxo.
>Com a realização das viagens, ficava mais fácil a convivência de diferentes tipos de classes sociais, caso contrário dos transatlânticos que transportavam separados internamente.
>Buscava-se cada vez mais o luxo e o conforto, atendendo assim a uma só elite.
>Enquanto os de classe alta priveligiavam a variedade de gastronomia, quartos superconfortáveis, os viajantes pobres tinham apenas um meio de transporte para se deslocar.

Referências

BARBOSA, Ycarim Melgaço. História das viagens e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.

RONÁ, Ronaldo di. Transportes no Turismo. São Paulo: Manole, 2002


Abraços

Tamara Dos Santos Costa

Anônimo disse...

Durante seu processo evolutivo, o homem, chegou uma hora que ele começou a necessitar de fontes de energia para seu trabalho,no inicio usou sua força braçal,em seguida ele começou a utilizar a força animal, como a tração animal, e as forças da natureza como a energia eólica e a energia hidráulica.E com o surgimento da roda se torna mais fácil se locomover num tempo mais rápido, pratico e facilitando as pessoas se locomoverem. E assim fortalecendo o turismo. Na área de transportes , podemos destacar a invenção das locomotivas á vapor ( Maria fumaça) e os trens a vapor e entre outros meios de transportes com estes meios de transporte, foi possível transportar mais mercadorias e pessoas , num tempo curto .Com isso facilitando o meio de ir e vir de turistas com um numero grande de tripulantes.
A revolução nos transportes, a complexidade social em todas as suas variáveis ,ocorrida com o fortalecimento das cidades e o prestígio da economia urbana em expansão, além da relativa paz,fizerem a base do turismo moderno .(BURKAT A. J. E MEDLIK S.)
>Transporte aéreo Primeiro vieram os balões, no final do século XVIII, que ganhavam os céus graças à utilização de gases mais leves que o ar, como hidrogênio e hélio. Em 1900, o conde alemão Ferdinand Von Zeppelin ia mais além, inventou o zepelim, um enorme dirigível, feito de metal e cheio de hidrogênio e assim contribuindo para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas. Rápido, cômodo e seguro o avião ultrapassou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias.
>Transportes aquáticos podemos classificar –se como em marítima , fluvial lacustre .Um dos primeiros barcos foram troncos de árvores.E depois com a invenção da maquina a vapor, os barcos , navios e submarinos começaram a ser muito usados , pois passaram a ser mais rápidos e seguros.
Curiosidades:
> Em 1903, os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright deram um vôo ainda mais alto. Eles conseguiram manter uma embarcação por 59 segundos no ar. Era um avião primitivo, que foi lançado por uma espécie de catapulta.Mas quem conseguiu pilotar um avião pela primeira vez, sem rampas nem ajuda externa, foi o brasileiro Alberto Santos Dumont, em 1906. Isso foi na França e o nome do avião era 14-Bis. Dumont também foi o primeiro a controlar o vôo de um veículo mais leve que o ar, auxiliando em muito os intentos de Zepelim.
> Em 1769, Richard Arkwright, desenvolveu uma máquina que se associava à máquina a vapor. Essas máquinas passaram a ter uma importância crescente com a substituição da lã pelo algodão. Este era fiado com mais facilidade, e por sua abundância nas plantações do Sul dos EUA permitiu grande desenvolvimento da indústria têxtil.
Referencias
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Meios_de_transporte
http://www.webdigital.com.br/sites/jmanoel52983/conteudo_08.html
BARBOSA, Ycarim Melgaço. História das viagens e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
wilson J.A. filho

Unknown disse...

Entender a trajetória da história dos transportes é compreender a história da humanidade. O homem sempre se movimentou e com o passar das eras incrementou seus meios de transportes partindo do descobrimento da roda, invenção dos motores a vapor, desenvolvimento do motor a combustão e o uso do motor a jato.
> Motores a vapor:
Richard Trevithick construiu um carro movido a vapor, porem não obteve muito sucesso, pois o carro era bastante lento e as estradas da época estavam em situação lamentável. Desse modo a solução encontrada foi a construção de um conjunto de trilhos, primeiramente feitos de madeira, posteriormente de ferro. Assim em 1825, Stephenson inaugurou a primeira ferrovia do mundo, ligando Stockton a Darlington. Este novo sistema possibilitou o transporte de grande numero de passageiros e cargas com um certo conforto e rapidez, gerando uma febre ferroviária por toda Europa, e por conseguinte, todo planeta.O vapor também conquistou o mar, mas o uso de velas ainda predominava.
Voar também foi um sonho realizado, em 1783 dois franceses, os irmãos Montgolfier, voaram em um balão de ar quente. Apesar desse grande passo, o balão não apresentava dirigibilidade, ficando a mercê do vento.
> Motor a combustão:
Desenvolvido por Eugenio Barsanti e Félix Matteucci por volta 1854, o motor a combustão propiciou o crescimento na construção de carros, oferecendo aos viajantes liberdade de horário e de itinerário.
> A conquista do ar:
Como já foi dito, voar em balões não era muito viável, então a construção de dirigíveis tornou-se comum. Por volta de 1898, Alberto Santos Dumont tentou inúmeras vezes fazer com que um dirigível pudesse voar de forma segura com manobras perfeitas, porém somente obteve sucesso em 1901 no seu Dirigível nº 6.
Após vários anos em que os dirigíveis foram implantados como armas para guerras, eles passaram a ser formas de viagens de luxo, assim ocorreu uma inovação no setor aeroviário, construindo, pouco a pouco, os aviões a jato que existem atualmente.

PAGE, Stephen. Transporte e turismo. Porto Alegre: Bookman, 2001.

RONÁ, Ronaldo di. Transportes no Turismo. São Paulo: Manole, 2002.

Muriel Batista Cipriano

Anônimo disse...

~> A invenção do MOTOR A VAPOR, no séc. XVIII, deu início à Revolução Industrial, facilitando a produção em massa nas fábricas e os transportes. No final do séc. XIX, o motor a combustão interna viabilizaria a produção de automóveis e aviões
que, com o motor a jato tornariam corriqueiras as longas viagens.
Os primeiros motores a vapor - desenvolvidos na Inglaterra por Thomas Savery (c. 1650-1715) e aperfeiçoados por Thomas Newcomen (1663-1729) - eram utilizados para bombear água em minas. Posteriormente, passaram a ser empregados na indústria e nos TRANSPORTES.

~>Primeiras estradas

Segundo Modernell (1989), o historiador grego Heródoto (484 - 425 a.C.) menciona em seus escritos que os caminhos de pedras mais antigos de que se têm notícia, há mais ou menos 3.000 a.C., foram assentados pelo rei egípcio Quéops, por onde se transportam os imensos blocos destinados à construção das pirâmides. Desta mesma época, foram encontrados na tumba da Rainha da cidade de Ur um conjunto de quatro rodas ligadas por eixo do tipo que necessitavam de estradas.

Entre os povos antigos, pelo menos dois realmente construíram estradas procurando unir todo o seu império: os persas e os romanos.

Com o crescimento do número de veículos depois do advento da roda, era preciso tornar as condições do terreno compatíveis. Os cartaginenses, em 500 a.C., por exemplo, tinham um sistema de caminhos de pedra ao longo da costa sul do Mediterrâneo e os etruscos entre 830 e 350 a.C., desenvolveram suas estradas bem antes da fundação de Roma.

~> Durante a era de ouro da AVIAÇÃO - especialmente na década de 1930, várias melhorias técnicas possibilitaram a construção de aviões maiores, que podiam pecorrer distâncias maiores, voar em altitudes maiores e mais rapidamente - e podiam assim carregar mais carga e passageiros. Avanços na ciência de aerodinâmica permitiram a engenheiros desenvolverem aeronaves cujo desenho interferisse o mínimo possível no desempenho em vôo. Os equipamentos de controle e os cockpits das aeronaves também melhoraram consideravelmente neste período. Além disso, melhorias na tecnologia de rádio-telecomunicações permitiram o uso de equipamentos de rádio-telecomunicação na aviação, assim permitindo aos pilotos receberem instruções de vôo de equipes em terra, e que pilotos de diversas aeronaves pudessem comunicar-se entre si. Tudo isto gerou técnicas mais precisas de navegação aérea. O piloto automático também passou a ser usado na década de 1930. Tal apetrecho permitiu aos pilotos tomar curtos períodos de descanso em vôos de longa duração.

http://www.transitocomvida.ufrj.br/HistoriaDoTransitoNoMundo.asp

http://pt.wikipedia.or

http://www.mundofisico.joinville.udesc.br

Anônimo disse...

A Revolução Industrial foi sem sombra de dúvidas, o grande salto tecnológico que é a base da sociedade moderna, e de grande influência no turismo.
Com ela, nasceram duas invenções primordiais para o desenvolvimento dos transportes que foram:

-A máquina a vapor:Criada por Thomas Newcomem e John Calley, que a implementam na retirada de água das minas de carvão. Em 1805, o norte-americano Robert Fulton revolucionou a navegação marítima, criando o barco a vapor. Em 1814 George Stephenson
idealiza a locomotiva a vapor e, posteriormente abre uma fábrica de locomotivas, desenhando e construindo a primeira locomotiva usada para puxar um trem de passageiros, na primeira ferrovia pública entre Darlington r Stockton. Em 1829 construiu Rocket que alcançou uma velocidade de 46 Km/h e passou a ser usada na linha de Liverpool-Manchester.

-Motor a combustão: Em 1859 acontece a primeira perfuração de petróleo na Pensilvânia, e com isso nascem os primeiros motores a combustão com alto rendimento contínuo de força, deixando os a vapor em segundo plano.

No ano de 1860, conhecido como Segunda Revolução Industrial, ocorreram uma série de inovações técnicas tais como: a descoberta da eletricidade, a invenção de Henry Bessener para a transformação do ferro em aço,e com isso a ampliação das ferrovias e, posterior-
mente com a invenção do automóvel, que facilitou o deslocamento urbano e rodoviário com veículos de pequeno e grande porte e, no ano de 1906 em Paris, o brasileiro Alberto Santos Dumont surpreende o mundo com seu 14-Bis, fazendo a base do transporte aéreo e moderno, encurtando as viagens e aproximando pessoas e culturas diferentes, com isso o mundo se torna cada vez menor a cada nova invenção.


Bibliografia:

MELGAÇO, Ycarim Barbosa. História das viagens e do turismo.2.ed.São Paulo:
Aleph, 2002-Coleção ABC do turismo.
PALHARES, Guilherme Lohmann. Transportes turísticos.2.ed.São Paulo:
Aleph, 2002-Série Turismo.
VICENTINO, Cláudio; DORIGO,Gianpaolo. História para o ensino médio.1.ed.São Paulo: Scipione,2001-Série Parâmetros.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando.3.ed.São Paulo:Moderna, 2003.

ANACRIS TURISMO disse...

A Revolução dos Transportes a Partir da Revolução Industrial

A Revolução Industrial foi a base nas transformações do mundo como nos conhecemos hoje, grande importância nos desenvolvimento tecnológicos, na economia, na maneira do pensamento como é visto hoje. A grande potência mundial era a inglaterra, de onde começou a grande revolução industrial, o trabalho humano foi desvalorizado por máquinas, o motor a vapor que eram sustentadas pela queima do carvão mineral. Com a produção de mercadorias elas precisavam ser comercializadas, mas como se o sistema de transportes não satisfaziam essa demanda por deslocamento?

Esta necessidade impulsionou a invenção das locomoticas e rodas de pés de barcos com o vapor como força motriz.

Em 1808 Richard Trevithick inventou a primeira locomotiva com o nome de ''CATCH ME WHO CAN" com o propósito inicial de transportar mercadorias;

O desenvolvimento é gerado sempre por interesses seja por poder, dinheiro, e etc. A partir disso e com a burguesia cada vez mais forte, devido a revolução industrial, a estrada de ferro ganhava mais força. Com a estrada de ferro os deslocamentos eram mais rápidos e muito mais seguros:

- 1830 a estrada de ferro Liverpool - Mancherster;
- Década de 1840 Thomas Cook foi o pioneiro na ultilização do transporte férreo como uma forma de turismo de lazer;
- 1842 a Rail Way Clering House com um meio de registro e pagamento pelo trafégo, que era usado pela maioria das companhias férreas;
- 1850 a ferrovia conduzia mais de 400 a 500 milhões de passageiros;
- 1860 houve a integração das estradas de ferro nos Estados Unidos da América, criado por George Mortimer Pullman;
- 1883 a primeira viagem do Express d'Oriente que ligava Paris a Constantinopla, foram criados Hotéis de luxo com este percurso;
- A estrada de ferro foi importante para diminuir distâncias e viajar com segurança e conforto; e impulsionar o turismo na Europa e Estados Unidos.

A navegação sempre existiu, mas era lenta, e de alto risco; com a utilização do vapor a embarcações passaram a ter mais agilidade e menor custo impulsionando a navegação. A navegação com os grandes transatlaticos era sinal de estatus para a elite, não era acessível a todos. A grande concorrência entre as empresas de navegação impulsionaram o seu desenvolvimento, a imponência de tamanho, conforto e luxo dava mais status aos transatlânticos. Mas os transatlânticos não eram seguros e esta disputa geral acidentes e perda de embarcações:


- 1840 teve o primeiro vapor Transatlântico regular Liverpool --- Boston;
- Cunard lança o Britânia com 1200 toneladas, o maior e mais veloz vapor na época;
- Collins, lançou o atlantic, para manter a supremacia nas viagens pelo atlantico com 2856 toneladas. O tempo de viagem entre liverpool e Nova York reduziu em aproximadamente 10 dias;
- 1870 a companhia White Star Line, lança o Ocean 1870, primeiro navio a ter cabines de passageiros e quartos no interior do navio, onde o barulho e a vibração eram menores;
- 1872 Thomas Cook sai ao redor do mundo no Oceanic.


O transporte pelo ar foi a última invenção que homem precisava para diminuir barreiras, e ter alcance mundial.

- O início esta no século XVIII com os irmãos Montigolfier com o primeiro vôo de sucesso com balões na frança;
- No século XIX em 1816 o Sir Cayley fórmula os primeiros preceitos básicos da aviação, e mais tarde Otto Lientienthal o 1 primeiro a testar as teorias de Cayley e colocar planadores em vôo regularmente.
- Esses planadores não suportavam o peso de motores, assim eles passaram a ser utilizados em balões, a evolução tecnológica dos balões motorizados e direcionavéis deram origens ao dirigivéis;
- 1903 os irmãos Wilber realizaram o primeiro vôo de modelo motorizado mais pesado que o ar;
- 1905 primeira federação internacional criada em Bruxelas;
- 1908 os irmãos Gabriel e Charles instalaram o 1° ateliê da aviação;
- 1919 ocorre a primeira ligação comercial com transporte de 11 passageiros entre Paris e Londres;
- Década de 20 início da surgem as primeiras companhias aéreas;
- Com a segunda guerra mundial surgem aviões a jato mais velozes utilizados na guerra;
- 1960 surgiram os Wide Body os grandes aviões comerciais em seguida os supersônicos de passageiros, o comercial tu144.

O Transporte Rodoviário foi de grande importância para o turismo já que este proporcionou a possibilidade de passeios individuais e mais baratos, o deslocamento acessível a grande parte da população.

- Não há a necessidade de conhecimento técnico para dirigir como para pilotar um avião, comandar um grande navio etc.;
- Com o automóvel você pode viajar sozinho, fazendo seu próprio roteiro de passeio. A viagem tem seu como destino final o seu objetivo, tornou-se direta.
- Os ônibus transportam maior de maior número de pessoas, assim foi possível o deslocamento mais acessível à população;
- Transporte com bicicletas, como nos Estados Unidos e Europa;

Referências:
BARBOSA,Y. HISTÓRIA DAS VIAGENS E DO TURISMO. EDITORA ALEPH, 2ª ED, 2005.
PALHARES,G. TRANSPORTES TURÍSTICOS. EDITORA ALEPH, 2ª ED, 2003.
PIRES,M. RAÍZES DO TURISMO NO BRASIL. EDITORA MANOLE, 2001.

Aluna:
Ana Cristina Resende Gonçalves

Anônimo disse...

Graças a Evolução Industrial os deslocamentos entre dois lugares, cada vez ficaram mais rápidos, foi quando surgiram os primeiros engenheiros de motores a vapor. Durante séculos os meios de transportes para deslocamento, era de tração animal. Rudolf Diesel foi quem deu o incremento no transporte rodoviário e Henry Ford, lançou o “modelo T”, lançando a era do automóvel. O transporte rodoviário de passageiros começa a ganhar terreno como o desenvolvimento das estradas. Hoje em dia como desenvolvimento dessas estradas, o transporte rodoviário tem ligação a todos os pontos do país. A flexibilidade de serviços, no deslocamento de cargas, no atendimento de embarques urgente é umas das vantagens deste transporte, além da Rapidez e segurança.

O transporte ferroviário em 1705 com a criação da máquina a vapor que posteriormente com melhoramentos tecnológicos a partir de 1765. E em 1814 como lançamento da primeira locomotiva serviu de base e força significativas no volume de produção na revolução industriais para os padrões da época que poderiam ser transportadas com mais agilidade. O incentivo da Europa serviu para o desenvolvimento do continente, pois as linhas férreas e os transportes faziam ligações com países vizinhos. Eram veículos rústicos que movimentavam sobre quilômetros e quilômetros de linhas férreas e que poderiam vir de órgãos públicos ou privados. Como este meio de transporte propiciava para grandes distancias um custo mais em conta, onde não havia congestionamento, fácil acesso de terminais de cargas e descargas, pois propiciava carregar grandes quantidades dos produtos. Com tudo a diversidade de percurso fica prejudicada, pois necessita de maior diversidade de percursos. Mas tudo isso não tem eficácia se não houver suporte para o escoamento dos produtos. Com tudo a diversidade pro percurso dica prejudicada, pois necessita de maior diversidade de percursos. Mas tudo isso não tem eficácia se não houver suporte pra o escoamento dos produtos transportados já que entre pequenas distancias eleva o seu custo de produções acessíveis, ou seja, de pequena disponibilidade.

Devido a grande concentração de pessoas e moradores no litoral e áreas fluviais, houve um grande desempenho no aperfeiçoamento no transporte aguático, os pioneiros neste aperfeiçoamento foi o povo português, pois o mar era de fácil acesso, trazia benefícios econômicos e aumento de recursos. Devido a energia a vapor no século XIV, houve um grande avanço pois em 1814, um grande berço a vapor, atravessava o Oceano Atlântico, uma embarcação moderna para os padrões da época.Posteriormente o motor a diesel veio a consagrar a economia no transporte marítimo. Com esta tecnologia os continentes ficavam mais próximos devidos os custos beneficiam. Devido as exigências de embalagens resistentes, por se tomar mais rápido este meio de transportes propiciava o embarque para longas distancias qualquer tipo de carga, mas porem sua disponibilidade fica restrita devido a exigência de transbordo nos portos, por isso, a exigência de melhores condições para produtos e suas embalagens, devido a grande distancia dos grandes centros de industrialização.

O Transporte aéreo começou no século XVIII, quando o homem fez seu primeiro vôo, levando a historia da aviação para a pré historia. De todos os meios de transportes o aéreo foi o que mais rapidamente evoluiu. As guerras foram os maiores contribuidores para este desenvolvimento, pois cada país se via obrigado a proteger cada vez mais o seu país. O transporte aéreo se destaca não pela acessibilidade, mas pela sua eficácia, aeroportos rapidamente se modernizaram com equipamentos de ultima geração, pois controlar um transito aéreo e muita responsabilidade. Mercadorias de urgência ficam perfeitamente adequadas a estes tipos de transporte, pois pode ter seus custos reduzidos já que não é necessária a exclusão de embalagens mais reforçadas, reduzindo os gastos e agilidade do deslocamento de cargas. Com isso seus custos são bem mais elevados em relação aos outros meios de transportes, pois nem todas as cidades cujas certas mercadorias são destinadas possuem aeroportos, ou seja, disponibilidade de acesso de terminais a terminais.


O Porto: origem, evolução e transportes, Guido de Monterey
http://www.transportesemmovimento.com/trrodoviario.htm
http://museudantu.org.br/QAntiguidade.htm


Giovana Cicci Ferreira Barbosa de Sousa

Anônimo disse...

Trasportes Turísticos


° A historia da evolução dos transportes com fins turísticos é a partir da evolução
industrial, séc. XVIII, determinando a mudança no método de produção do sistema
artesanal para o sistema industrial, a força motriz dos meios de transportes era
apenas aquela considerada como “natural”, tais como animais domésticos, velas
(utilizando o vento). A revolução industrial trouxe o motor a vapor e, com ele, o
surgimento dos trens, que teriam um papel muito importante na historia das viagens,
sendo o marco da criação de uma das mais importantes atividades da era moderna, o
turismo.

°Em 1768 James Watt inventa a máquina a vapor enquanto as carruagens viajaram a 12
km/h e os cavalos, quando se cansavam, tinham de ser trocados durante o percurso. Um
trem da época alcançava 45 km/h e podia seguir centenas de quilômetros.

°Em 1825 George Stephenson inaugurou a primeira ferrovia, com uma locomotiva que
levava um grande número de pessoas e de carga.

°O automóvel é um produto da segunda evolução industrial, e sua invenção deu maior
autonomia ao turista que se viu libertada das vias fechadas de transportes, como as
ferrovias e as linhas aquáticas, podendo decidir sobre os horários e os itinerários.

°As viagens de navios tiveram seu papel importante, os grandes vapores eram
utilizados no transportes para melhorar o desempenho das embarcações. Os cruzeiros
marítimos se expandiram nas últimas décadas do século XX e no seu início, empresas
como a White Star Line (a mesma que operou o Titanic), na década de 1930 surgiram os
navios luxuosos.

°Somente em 1919 foi implantada a primeira linha aérea comercial. Sir Cayley em 1804
construiu e fez voar o primeiro modelo de aeroplano, mas entre os pioneiros dos
primeiros vôos de dirigíveis estão o Brasileiro Alberto Santos Dumont. Mas na
historia das conquistas aéreas pode se sitar quatro: - A travessia do Atlântico Sul;
-O vôo exploratório tríplice; - O vôo de Lindbergh sobre o Atlântico Norte; - A
travessia do oceano pacifico.


Referência:
Di Roná, Ronaldo. Transportes no Turismo, Barueri SP, Manole, 2002
Palhares, Guilherme. Transportes turísticos, São Paulo SP, Aleph, 2003
Barbosa, Ycarim. Historia das viagens e do turismo, São Paulo SP, Aleph, 2005


DANIELA LARISSA CAIXETA
_________________________________________________________________
Confira vídeos com notícias do NY Times, gols direto do Lance, videocassetadas e
muito mais no MSN Video!
http://video.msn.com/?mkt=pt-br